segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como fazer o Banho de Lua


Dentre os muitos benefícios do banho de lua encontramos o clareamento de pêlos e machas, bem como da pele de forma total, além da delicada e intensa hidratação que se realiza.

Isto deixa qualquer bronzeado mais bonito ou qualquer pele ainda mais delicada em qualquer época do ano, já que deixa os pêlos claros de forma uniforme, podendo até estender por um período maior o tempo de depilação – ou no tempo de calor poder usar saias e vestidos mesmo quando os pêlos das pernas ainda não chegaram ao tamanho adequado para a cera – e ainda deixar o dourado do sol ainda mais bonito.

Veja aqui o passo-a-passo e divirta-se também vendo os pêlos ficarem clarinhos!

  • Aplique uma pequena quantidade de silicone em toda a pele que receberá o clareador. Isto evita que haja dano na estrutura da pele ou até mesmo coceiras e ardor;
  • Aplique o creme clareador de sua escolha (facilmente encontrado em farmácia e casa de cosmético) e deixe de acordo com o tempo estimado na embalagem;
  • Retire o creme e o silicone lavando a pele logo após o tempo recomendado pelo fabricante;
  • Esfolie com o creme de sua preferência toda a pele que recebeu o clareamento;
  • Aplique um creme hidratante que seja também calmante. Pode ser a base de camomila e outras ervas, ou mesmo um produto específico para bebê;
  • Faça um creme com abacate e mel batendo ambos no liquidificador e passe sobre a pele. Isto irá hidratar profundamente;
  • Retire a primeira camada de hidratante lavando bem a parte que recebeu o descolorante. Aplique a segunda camada do mesmo hidratante;
  • Retire novamente a camada de hidratante e finalize com óleo de rosa mosqueta.

Cursos de artesanato em Salvador


Uma das cidades mais ricas em cultura é Salvador. No âmbito artesanal não poderia ser diferente, uma vez que a cidade oferece uma vasta história e lista de estilos, artesãos e formas de aplicar a arte na vida de cada um que ali vive.

Tradicionais por natureza, mas facilmente encantados por novidades são as pessoas que ali trabalham com este ramo da cultura. A preservação e propagação das raízes e a tentativa de sempre fortalecer a ascendência africana da cidade é sempre um dos principais temas.

Assim, vê-se por toda parte esta aspiração por cores e formas que revelam amplamente de que a cidade é feita e para que ela realmente serve em suas barracas, tendas e mercados. Inspiração garantida para qualquer olhar mais atento e vontade de reproduzir em casa aquilo que se vê ali.

Veja aqui então uma lista de lugares onde se pode aprender e manter vivo o artesanato típico de Salvador:

  • Artesanato diverso: African - (71) 3461-4600
  • Cursos de pintura por demanda de turmas: Mil Cores - (71) 3329-3083
  • Diversos cursos: Uneb – (71) 3117-2200
  • Diversos cursos: Instituto Mauá - (71) 3116-6705
  • Diversos cursos (tecelagem, biscuit, flor de seda, etc): SENAC – (71) 3273-9764

 

Cursos de artesanato em Campinas


Campinas é uma das principais cidades do Estado de São Paulo. Por estar muito perto da capital do Estado acabou se tornando grande referência econômica e cultural da região. É sede da Universidade de Campinas, o que faz dela uma cidade ainda mais importante para a região e é também uma das dez mais ricas do país.

Contudo, assim como todas as demais metrópoles brasileiras, são nas pequenas coisas que a tradição se mantém viva. E isto também passa pelo artesanato, coisa da qual a cidade também entende, tanto que sua prefeitura sempre promove feiras e eventos relacionados, além de cursos que despertam o interesse pelo produto como fonte também de renda.

Se você mora na região e se interessa por artesanato confira aqui algumas de nossas dicas para aprimorar ainda mais sua arte:

  • Patchwork: Elza Aidar - (11) 4191-5195 e (11) 3431-0404
  • Cursos diversos (EVA, patchwork, pintura, etc): Casa da Arte - (19) 3254-7355
  • Cursos de formação profissional: Escola Pró-Arte (moda, decoração) - (19) 3254-6616
  • Pintura em diversas superfícies: Louçarte - (19) 3236-3423

Cursos de artesanato em Fortaleza


O ensino de técnicas de artesanato apresenta uma forma de baixo custo e de alto desempenho na construção e fortalecimento da expressão e da auto-afirmação de um povo.

Isto é determinado por vários fatores que transcendem à cultura, pois são amplamente “sociológicos”, uma vez que também influenciam a posição política, a economia local e até mesmo a relação familiar, por afirmar uma tradição na maioria das vezes.

Por esta razão muitas escolas de artesanato criam-se ao longo do tempo em determinadas cidades e regiões do país. Isto se deve a uma tentativa de tornar mais perene o envolvimento de todos com aquilo que o Estado produz em sua forma mais primitiva, que é a arte.

Veja então onde fazer cursos de artesanato em Fortaleza e preserve também a sua própria história em várias técnicas.

  • Artesanato quilombola: Associação dos remanescentes dos quilombolas de Alto Alegre e Adjacências (ARQUA) - (85) 3336.1775
  • Oficinas com várias técnicas: CCBNB – (85) 3464.3108

Como pintar tecido com a técnica da Monotipia, vídeo aula


A Monotipia é uma técnica de gravura que dá resultados impressionantes. Pintando o tecido ou o papel, pode-se obter variações de texturas, cores e raspagens. As possibilidades são grandes e vocês podem extravasar suas ideias criando suas próprias estampas para almofadas, bolsas e camisetas.

Quadros com gravuras exclusivas também são um ótimo resultado de projeto com Monotipia. A dica é ter em mente o padrão que se deseja obter e transferir para a base de trabalho a sua ideia.

Se a imagem do vídeo não estiver aparecendo clique na foto abaixo


Pintando a gravura para a técnica da monotipia

Saiba mais sobre as possibilidades da Monotipia, clique e leia esse artigo: Como fazer gravuras com a técnica da Monotipia.

Use nosso campo de pesquisa e assista nossas outras vídeo aulas.

Escreva e envie sugestões para a nossa próxima vídeo aula. O que você gostaria de aprender?

Vídeo: Vila do Artesão

Como fazer gravuras com a técnica da monotipia


Obtendo a gravura na impressão com monotipia

O que é monotipia?  Mono=uma e Tipia=impressão. A técnica de fazer gravuras coloridas com uma única impressão é chamada de monotipia. Fazer gravuras com essa técnica é uma atividade bastante divertida, um exercício artísitco que também pode ser aplicado tranquilamente com crianças.

A monotipia pode ser aplicada em papel ou tecido dando bastante abertura para a expressão da sua criatividade. Apesar de não permitir detalhes e ter um efeito um tanto rústico, com essa técnica você pode criar objetos decorativos para sua casa como quadros e almofadas.

O processo é bastante simples. Você precisa de uma base lisa onde vai aplicar a tinta. Pode ser uma lâmina de vidro, um acrílico, ou um suporte plástico que possa receber a tinta.

A escolha das tintas depende da superfície que receberá a gravura. Se for o papel use tintas próprias como guache ou acrílica e se for tecido use tintas de pintura para tecido. No caso eu usei tintas de serigrafia, que são mais resistentes ao desbotamento do tecido.

 

Pinte a superfície de trabalho, no caso uma lâmina de vidro Aqui estou usando como base para a gravura uma lâmina de vidro. Sobre ela vou aplicar a tinta escolhida usando um pincel chato e largo. Se quiser um resultado bem fechado, use muita tinta. Se preferir algo mais rústico, use uma espessura menor na pincelada.
Monte o seu padrão, do seu gosto, combinando as cores que desejar e até criando linhas retirando a tinta com uma espátula. Lembre que a gravura será um espelho do que está pintando. O que fica por cima é o que será estampado no tecido ou no papel. Essa etapa deve ser feita rapidamente para que a tinta não seque. Se secar a gravura não será corretamente transferida. Monte o seu padrão de desenho
Posicione e pressione sobre a gravura o tecido ou o papel Posicione sobre a gravura o tecido ou o papel e pressione para fazer a impressão. Você pode usar as mãos, um rolinho de espuma, um pano, pressionando de forma que toda a superfície entre em contato com a tinta.
Retire o tecido ou o papel de sobre a gravura, com calma. Retire o tecido ou o papel devagar
Resultado da gravura com a técnica de monotipia E ao retirar o tecido temos a gravura transferida do vidro para ele numa única impressão. O uso de pouca tinta deixa o tecido mais aparente.


Se for usar a monotipia com as crianças, escolha tintas adequadas e deixe elas desenharem usando seus próprios dedos. Vais ser a maior farra, e suas obras de arte poderão se tornar belos quadrinhos para seus quartos ou presentes para o vovô e a vovó.

As possibilidades são muitas e vale à pena explorá-las. Faça sua experiência e crie suas próprias estampas transformando seus projetos em trabalhos exclusivos.

Saiba mais assistindo à nossa vídeo aula de pintura de tecido com monotipia.

Fotos: Cris Turek

Decoração com jornal, reutilize e decore

Decore seus vasos  com jornal, faça uma decoração diferente da habitual. Aqui, vasos de flores e porta velas, foram encapados com jornal ganhando um novo visual.

Veja como por essa idéia em prática, utilizando reciclagem de jornal para decorar:

Medir o jornal do tamanho do vaso que vai ser encapado, agora amasse.

Depois de amassado, estire de novo e corte as tiras para costurar.

O efeito do jornal na decoração fica diferente e charmoso. Além de ser barato!

Se inspire nessa idéia criativa e faça em casa. ;)

MOLDES - BICHINHOS PARA DECORAR





ATENDENDO A PEDIDOS SEGUEM ALGUNS MOLDES, APROVEITEM PARA DECORAR A SUA SALA DE AULA E INCREMENTEM BASTANTE USANDO OS LANÇAMENTOS DA KREATEVA

PASTA EM L - PORTA DOCUMENTOS


POIS É MENINAS EU NÃO SOU MUITO CHEGADA EM BRUXAS (rsrsrs), MAS ESSA FICOU BEM LINDINHA!!! ESPERO QUE GOSTEM

Good Angels

Good Angels Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/fRoy4niJgl8/good-angels.html

No tempo da inocência.....

No tempo da inocência..... Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/cxi2fpkJblw/no-tempo-da-inocencia.html

A gafe do milênio

Hoje venho aqui publicar o que eu chamo para mim a gafe do milênio, com a qual os meus ouvidos foram brindados há alguns anos, mas que JAMAIS esqueci.... Ouvi: " Sabe, tenho aqui umas músicas lindas de uma cantora portuguesa: Roberta Miranda" Bem quase morri quando ouvi esta pérola, para quem não sabe Roberta Miranda é brasileira, nascida em João Pessoa - Paraiba - B R A S I L Não, ela não foi confundida com Carmem Miranda, não, não, foi gafe mesmo.... Óh minha gente antes de falar pensem please, para evitar pagarem King Kongs (micos)! Pior ainda é ouvir isso de uma pessoa que se diz culta! Foto: Roberta Miranda e Ronnie Von (de Sergio Savarese) Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/mDxsK5mgig0/gafe-do-milenio.html

EXPOSIÇÃO SINDICATO DO PAPEL - PROJETO ETRA



Cinco Desenhos de Ovelhinhas para Decoupage


Amei esses desenhos de ovelhinhas, são ótimos para utilizar em decoupage.

Em Preto e Branco - Black and White

Em Preto e Branco - Black and White Imagens em preto e branco também têm o seu charme! ;) Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/sZ4ba1Lny9k/em-preto-e-branco-black-and-white.html

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Curso de Mosaico no Artcolor Ateliê


Aluna do Curso de Mosaico Artcolor

Trago hoje pra vocês uma dica de curso de mosaico nas cidades de Sorocaba e Ibiúna, em São Paulo. Onde? No Ateliê Artcolor dos moisacistas Fabbio Joe e Beto Romio.

O trabalho desses dois artistas é maravilhoso. Eu acho simplesmente impecável. Eles possuem extrema experiência na área pois já trabalham com projetos específicos de arquitetos e também com encomendas especiais. Anote essa dica em sua agenda para quando quiser adquirir.

Dominando todas as formas de mosaico, eles ministram seus cursos em vários formatos:

  • Curso Livre com 8 horas mensais
  • Aulas avulsas com 2 horas de duração, para dúvidas ou aperfeiçoamento
  • Workshops para grupos, também com 2 horas de duração

 

Curso de Mosaico em Sorocaba e Ibiúna Fábio e Beto possuem um estúdio em Sorocaba e uma galeria em Ibiúna, mas ministram os cursos em ambos os locais.

 

Cada aula prevê a realização de um pequeno projeto que pode se tornar um presente ou um objeto decorativo para a sua casa. Mas o interessante é ter a oportunidade de aprender as várias técnicas e encontrar a sua forma de expressão através do mosaico e depois desenvolver suas peças exclusivas em sua própria casa.

Informações sobre horários e valores

 

Banner do Ateliê Artcolor

Entre em contato com Fábbio e Beto através dos contatos abaixo. Eu adoraria poder aprender com esses dois.

Telefone: (15) 3318.1063

Email: artcoloratelie@gmail.com

Site: Artcolor Mosaicos

Endereços:

  • Rua Cesarpino Pires dos Santos, 196a Jd. Magnólias /  Sorocaba
  • Rodovia Bunjiro Nakao,Km 67 nº70a Recanto Anatália / Ibiúna (aos sábados)

 

A pura energia brasileira

Digam o que quiser, mas esta energia só tem no Brasil, uma alegria contagiante...que faz todo mundo pular. Nada de melancolia, nada de dramatismos, nada de reclamações, no Brasil é bola pra frente que amanhã é um novo dia..... o resto são lamúrias! E é assim é que se vive! :) Boa semana à todas!!!! Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/G_LvH-2Y09w/pura-energia-brasileira.html

Agenda de inscrições em feiras de artesanato


Pessoal, vocês sabem que para garantir participação em grandes feiras é necessário se antecipar para ter uma vaga. E como os espaços são pagos, quem se adianta pode se organizar e parcelar o pagamento. Confira algumas feiras importantes e outras feiras locais bem interessantes.

Dica: se um stand é muito caro para você, divida o espaço com mais um ou dois artesãos conhecidos. A variedade pode ser bem atrativa e fica mais acessível para o seu bolso.

Quer divulgar seu evento de artesanato? Escreva e envie material para blog@viladoartesao.com.br

 

Feira de artesanato da Freguesia do Ó

  • A SubPrefeitura Freguesia/Brasilândia em São Paulo, está aceitando até o dia 15 de março inscrições de novos artesãos para participar de sua feira que acontece Sábados e Domingos das 9 às 17 horas. Os interessados devem ir até a Supervisão de Cultura, na sede da Subprefeitura, localizada na Av. João Marcelino Branco, 95, de terça a quinta-feira, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Terão que provar que são os responsáveis pela criação das peças. As barracas da feira são padronizadas e para participar é preciso ter o Termo de Permissão. Corram e se inscrevam.

Feira de artesanato da Freguesia do Ó, em São Paulo

 

 

Feira Internacional de Artesanato e Decoração

  • A Feincartes está na sua 26ª edição e tem programação para 8 cidades brasileiras: Florianópolis, Novo Hamburgo, Curitiba, Fortaleza, Vitória, Goiânia, Campo Grande e Belém. Sempre recebendo um grande número de visitantes, or organizadores estão aceitando inscrições para a aquisição de stands que estão sendo comercializados a partir de R$320,00 o metro quadrado. Pode ser uma oportunidade de você comercializar seus produtos e encontrar bons clientes. Informações vocês encontram no site Feincartes 2011. Cliquem e confiram.

 

Feincartes abre calendário para exposições de 2011

 

 

Feira Nacional de Artesanato

  • Organizado pelo ICAPE, Instituto Centro Cape, de Minas Gerais, A Feira de Artesanato Nacional, O Brasil Feito à Mão chega à sua 22ª edição. O evento vai acontecer na Expominas de Belo Horizonte entre os dias 22 e 27 de novembro, e também é uma excelente oportunidade de encontrar clientes. Para participar e adquirir seu stand entre em contato através dos emails fna@centrocape.org.br – fna1@centrocape.org.br ou pelo telefone 31- 3282-8280. Imagens e análises da última edição você encontra no site Centro Cape.

 

Feira Nacional de Artesanato, Brasil Feito à Mão

 

 

Oficina de Papel Maché em Ibiporã/PR

  • Nossas amigas as Irmãs Santiago, artistas do papel maché, estarão nesse mês de março mais uma vez oferecendo uma oficina com sua técnica de bonecas em papel maché. A Oficina acontecerá no Centro CUltural de Ibiporã nos dias 21, 23 e 25 de março. Como as vagas são limitadas, leva quem chegar primeiro. Mais informações no site das artistas: SL Papel Maché.

Oficina de Papel Maché

 

 

Selinhos novos para a Vila

  • Estou super feliz com tantos presentes carinhosos todas as semanas. São selinhos cheios de significado e importância que eu compartilho aqui com vocês. Essa semana os presentes vieram da Joana Banana Design e da Florzinha de Lis e o segundo do blog Os Botões de Madrepérola. Meninas, vocês são um doce. Obrigada. Gente, passem por lá para conhecer que bacanas os espaços delas.

 

Selo The Versatile Blogger Selinho Blog de Ouro