domingo, 26 de junho de 2011

O encontro que virou exposição, TENET – Tecendo na Net


Kit enviado aos artistas participantes da exposição TENET

Quem me escreveu contando a história foi a Rô Carmona, e não bastasse a história em si, o resultado é uma incrível exposição chamada TENET – Tecendo na Net, que acontece até o dia 08 de julho/11 no Museu A Casa do Objeto Brasileiro em São Paulo, e eu convido todos que puderem, a comparecer e conferir de perto.

Tudo começou com uma foto em preto e branco de uma exposição que aconteceu em 1989 chamada Tecendo na Rua, em frente de uma loja do designer e tecelão Renato Imbroisi. A foto em questão, publicada no Facebook em 2010, rendeu mais de 100 comentários, fazendo reencontrarem-se alguns dos artistas que nela estavam.

Dali nasceu a ideia e a proposta do que se tornou a TENET. Renato Imbroisi, Juan Ojea e Marta Meyer enviaram para os artistas que comentaram aquela foto, uma caixa com um kit (foto aima) contendo três bobinas de fios de diferentes espessuras, cinco novelos para bordados e três cortes de tecido, todos brancos. Tudo que desejavam era descobrir quais caminhos aqueles artistas trilharam desde aquela época, e qual seria a visão atual deles sobre aqueles materiais e a tecelagem.

Bordado matiz de Cyra Lobo para a exposição TENET Os artistas poderiam tingir, combinar com outros materiais e usar pelo menos 80% do que havia na caixa para criar qualquer coisa.

 

Depois de algum tempo, ao se reunirem para mostrar uns aos outros o resultado de tudo, a madrinha do evento Renata Mellão, dona do museu, encantada com o que encontrou, propôs e apoiou a exposição. Trabalho de Zoravia Betiol para a exposição TENET


 

Obra de Alexandre Herberte participante da exposição TENET Um dos participantes é nosso amigo Alexandre Herberte, tecelão de mão cheia do blog Peixes em Peixes de quem emprestei as fotos desse artigo e autor do trabalho ao lado intilulado Salão de Beleza.

 

No blog dele estão fotos de outros artistas para vocês que estão curiosos sobre os resultados obtidos, cliquem aqui para conferir.

Leiam também mais detalhes dessa história no site do  Museu, cliquem e vejam o vídeo.

E quem tem a oportunidade, não deixe de visitar a exposição que tem entrada franca e termina dia 08 de julho/11. A visitação vai de segunda à sexta, das 10h às 19h. O local: A CASA museu do objeto brasileiro e o endereço Rua Cunha Gago, 807 – Pinheiros – São Paulo

Quero que vocês me escrevam dizendo o que acharam de tudo que viram. Afinal esse evento é mais um registro de como as redes sociais podem trabalhar a favor de bons projetos.

Fotos: Alexandre Heberte

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário