segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vídeo aula de decoupagem com pintura em pátina rádica


Siga a Vila no Facebook

Decoupagem com pátina rádica


Com esse artigo estamos inaugurando um novo momento aqui na Vila do Artesão: as vídeo aulas de artesanato. Hoje com a aula de decoupagem em caixa de MDF, pintada com a técnica da pátina rádica. O nosso professor e parceiro da Vila nessas aulas que vamos iniciar, é nosso querido amigo o artista plástico Eduardo Balbino.

O Eduardo dá aulas em seu atelier aqui em João Pessoa, e eu aconselho a quem deseja mais informações sobre elas a ler nosso artigo sobre seus cursos.

Vocês vão assistir nessa aula como pintar uma caixa em MDF e dar à ela um acabamento especial com a técnica da pátina rádica, muito bem explicada pelo Eduardo. Depois verão como é feita a decoupagem sobre a tampa tendo como finalização a aplicação de tinta dimensional glitter, para realçar a estampa.

Com essa aula vocês poderão criar suas caixas para presentear e também para vender, ganhando uma renda extra com uma atividade muito aprazível.

Essa é a nossa primeira vídeo aula e eu e Eduardo Balbino convidamos vocês a enviarem sugestões para as próximas aulas. Se você não está vendo o vídeo, clique na foto no início desse artigo para assistir.

Gostou desse artigo? Clique em CURTIR.

Vídeo: Marcelo Pereto

Cata vento, para decorar com molde

Faça um belo cata vento de 5 ou 4 pétalas para decorar seu jardim, casa ou festa de aniversário. Veja o molde e faça junto com as crianças esse artesanato divertido de verão, utilizando papel decorado.

Você poderá forrar com tecido um dos lados do papel quie fará o cata vento, que fica bem bonito.Usar papel decorado, tecido ou contact.

Molde do cata vento de 4 pétalas

Imprima o molde e depois corte em um papel cartão ou cartolina colorida com 8,5 x 11 de medida. É interressante  um dos lados serem diferentes, para ficar destacado como mostra a imagem.

Corte uma pequena florzinha para prender as pétalas com uma pérola ao meio.

Ótimo passa tempo para fazer em casa. Uma boa diversão e artesanato. ;)

Molde do cata vento de 4 pétalas.

Molde do catavento 5 pétalas

Referência: AllSorts

Cursos do atelier Arte Barro Forte de Eduardo Balbino


Siga a Vila no Facebook

Eduardo Balbino e Cris Turek em papo no atelier Arte Barro Forte

Hoje vou apresentar pra vocês um grande amigo, o artista plástico Eduardo Balbino. Eduardo tem seu atelier Arte Barro Forte, aqui em João Pessoa/PB, um lugar onde ele cria suas peças em cerâmica engobada, e onde ele ministra cursos permanentes de técnicas variadas.

Muitas pessoas me escrevem pedindo dicas de locais onde fazer bons cursos de artesanato e artes. A grande dica pra você que está aqui em João Pessoa e proximidades, é o Arte Barro Forte. Eduardo é extremamente organizado. Em seu atelier ele possui disponível para venda material necessário para quem vem fazer seus cursos, facilitando muito.

Eduardo é ceramista e já apresentamos aqui na Vila a sua coleção Guardiões da Luz, bustos de personagens cheios de simbolismo nos quais podemos observar o melhor da técnica de Eduardo.

Cerâmicas produzidas pelos alunos de Eduardo Balbino


Mas como professor no atelier, Eduardo domina uma variedade enorme de técnicas, algumas difíceis de encontrar. Entre elas as que mais se destacam são a própria cerâmica, pois ele possui um excelente forno para queima das peças, além dos cursos de estamparia em tecido, tecelagem, xilogravura e linoleogravura, papel reciclado e seus tingimentos e cursos específicos pra quem quer descobrir com qual técnica possui mais afinidade.


Caixas com coberturas em diversas técnicas artesanais


Eduardo ministra ainda muitas outras técnicas de artesanato e organiza durante o ano bazares para que os alunos possam comercializar seus trabalhos.


Essa é a grande dica pra você que está aqui em João Pessoa e quer aprender uma nova técnica num ambiente de alto nível.

Bazar de peças criadas pelos alunos de Eduardo: baixo custo e criatividade



Pra terminar esse nosso papo, tenho uma novidade pra compartilhar. O Eduardo Balbino e a Vila do Artesão firmaram uma parceria através da qual publicaremos vídeo aulas de temas variados. O Eduardo será o nosso artista instrutor e convida você a participar ativamente enviando sugestões de temas que desejam ver em vídeos aqui na Vila.

Anotem agora os contatos do Eduardo e solicitem informações sobre seus cursos: (83) 3243-6346/ 9988-4708/ 8881-3589 ou se preferirem escrevam para a Vila.

Alfabeto dos Animais


Alfabeto dos animais para a criançada colorir e divertir com as letras.

sul

são brás de alportel

são brás de alportel

Uma corrida ao Algarve para dar as boas vindas ao novo bebé da família. De passagem, ficámos a conhecer o Museu do Trajo de S. Brás de Alportel.

nora

são brás de alportel

*Ü* Segunda-feira *Ü*


Semana iniciada...
rotina recuperada...

uma lebre apressada...
uma mesa enfeitada...
uma amiga atrasada...

ei...
que tal um chazinho gelado...
com um bom papo...
pra mandar embora aquele clima de segunda chato?

Estou te esperando!

(imagem retirada da internet)

Para todos os gostos.............

Para todos os gostos.......... Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/LXvyyWjpGlQ/para-todos-os-gostos.html

domingo, 30 de janeiro de 2011

Lembrancinha: porta-treco com bichinhos de biscuit


Como havia prometido para vocês, aqui está o modelo da lembrancinha de nascimento que fiz para Gustavo. Essa lembrancinha foi um sucesso, todos adoraram, principalmente as crianças que gostaram de ficar escolhendo qual bichinho levar para casa.

Esse porta-treco é de madeira mdf decorado com bichinhos de biscuit (moldes de silicone de carinhas de urso, leão e girafa)) e nele coloquei saquinho de celofone com balinhas de goma no formato de meia lua. Vejam que esse modelo também serve para lembrancinha de aniversário ou para o Dia das Crianças é só variar o conteúdo do porta-treco.

Materiais necessários: porta-treco de madeira mdf; bichinhos de biscuit; pincéis; cola branca; tinta látex (para parede) ou tinta pva nas cores branco e verde (aqui usei verde orquídea); verniz acrílico fosco; lixa de madeira para acabamento.

Execução:

1 – Pinte o porta-treco com a tinta branca, dê duas demãos de tinta lixando entre uma e outra demão (veja aqui dica de como lixar). Espere secar;
2 – Pinte com a tinta verde (de preferência duas demãos);
4 – Com a cola branca cole os bichinhos de biscuit no centro;
6 – Para finalizar dê uma demão de verniz sobre a pintura.

Lembrando: o modelo do cartãozinho já coloquei no blog, se você ainda não viu, confira: Cartão de visita

Atenção: Não responda este email, envie um comentário aqui: Lembrancinha: porta-treco com bichinhos de biscuit.

Destaques do Forum

Papelaria - Submarino.com.br

As Minhas Músicas

Eis as músicas da minha vida!!!!!!! Resta-me encontrar o Cd para comprar! Sim pq detesto MP3, gosto mesmo é de sentir o Cd inteiro... :) Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/6F42g3EipqY/as-minhas-musicas.html

Brincadeiras de Criança - Parte Final

Brincadeiras de Criança - Parte Final Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/ECvxMB6ATzM/brincadeiras-de-crianca-parte-final.html

sábado, 29 de janeiro de 2011

Porta Bala com Biscuit

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/0awGCP2IXb8/porta-bala-com-biscuit.html

Moldura Decorada

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/CFP6fnGPXnI/moldura-decorada.html

Bicho que fala....

Bicho que fala.... Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/cz8vz0EbtsE/bicho-que-fala.html

Bonecas Moderninhas

Bonecas Moderninhas Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/BlogDeArtesanato/~3/rZWi2ii-hWo/bonecas-moderninhas.html

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Praia de Tabatinga na Paraíba, natureza exuberante


Siga a Vila no Facebook

Imagem panorâmica de parte da praia de Tabatinga/PB com vista para as falésias

Em tempos de férias a ida ao litoral é praticamente obrigatória. Assim vim dividir com vocês imagens e dicas da Praia de Tabatinga, aqui no litoral sul da Paraíba. Quem sabe, você que ainda não conhece essas maravilhas, se anime a vir nos visitar.

Tabatinga em tupi-guarani, significa casa branca e se refere à sua argila. A praia de Tabatinga está distante 30 Km de João Pessoa, a capital. Situada entre as praias de Carapibús e Coqueirinho, todas muito próximas, Tabatinga tem muitos encantos.

Praia de Tabatinga de uma ponta até a outra

A praia é formada por duas enseadas e deve ter no total pouco mais de 3 km de extensão. Cercada por recifes que surgem nas marés baixas, de lá que se tem a mais bela vista das falésias paraibanas. Do outro lado temos um maceió de água doce onde algumas pessoas se lambuzam da argila branca típica do lugar.


Vista das falésias de Tabatinga desde a Praia do mesmo nome


A Praia de Tabatinga é um lugar bem residencial, onde as casas são em sua maioria usadas pelos próprios moradores. Possui várias pousadas: Maria Bonita, Pousada das Conchas, Pousada Paraíba, Pousada dos Mundos, as mais conhecidas. Aqui também fica o ponto de apoio, estrutura praia, do resort Mussulo que atende apenas aos hóspedes. Fora isso tem um único restaurante, Tabatinga Arte Bar, que está no acesso à praia e um restaurante ótimo na avenida entre Carapibús e Tabatinga, o Tulipas. Então a dica pra quem vem passar o dia na areia é: trazer sua bebida e lanchinho para curtir o dia tranquilamente. Aviso: vendedores ambulantes aqui são raros.

Essa praia é um dos lugares mais procurados pelos pescadores, por conta das pedras e recifes próximos da areia. Quando a maré está para peixe, a praia fica tomada por eles. Aqui também temos uma nascente de água doce no pé das falésias.


Pescadores na praia de Tabatinga na Paraíba

As falésias de Tabatinga ficam a uma caminhada de 15 minutos e sua praia é muito calma, além do visual do paredão de argila que é incrível. Eu considero essa uma das mais lindas praias paraibanas, um lugar ideal pra quem gosta de ver gente bonita mas quer tranquilidade. Só por curiosidade: a praia de Coqueirinho inicia lá no final (foto abaixo), formando uma nova enseada à direita.


Falésias de Tabatinga, uma praia super tranquila


Como chegar

De João Pessoa através da PB 008 passando por Jacumã, Carapibus e seguindo até o acesso indicativo à esquerda. Existem passeios programados nos hotéis da capital para todo o litoral sul, mas se você prefere ficar por sua conta, a dica é alugar um carro ou contratar o dia de um taxista. As linhas de ônibus de João Pessoa pra cá não são regulares.

Quer ver mais fotos? Acesse nosso Flickr.

Gostou dessa dica? Clique abaixo em CURTIR.

Fotos: Cris Turek

Cupcake de feltro

Você já deve ter ouvido falar neste bolinho tão lindo que é o CUPCAKE, não é? Aqui temos uma versão do delicioso bolinho feito de feltro, que pode ser usado para decorar ou como alfineteiro, ou até como lembrancinha para diversas ocasiões. Aproveite a idéia e lucre bastante fazendo cupcakes de feltro.

Lista de materiais:

  • – Feltro Santa Fé nas cores amarelo, marrom e verde
  • – Tecido de algodão estilotex listras rosa e vermelho com bolinhas brancas
  • – Meada de ponto cruz Maxi Mouline da Círculo na cor marrom
  • – Forminha de empada
  • – Sianinha branca
  • – Vidrilhos cor de rosa
  • – Botão em forma de morango
  • – Enchimento
  • – Cola quente
  • – Tesoura
  • – Agulha de costura
  • – Alfinetes

Passo a passo:
1-) Toda a peça deve ser feita de acordo com o tamanho da forminha. No meu caso, a boca da forminha tem 5cm de diâmetro.
2-) Sendo assim, você deve cortar um círculo com o dobro do tamanho da forminha, no feltro amarelo (no meu caso, 10cm de diâmetro), um círculo com o dobro do tamanho da forminha + 4cm no tecido de listras (no meu caso, 14cm de diâmetro), um círculo com o tamanho da forminha no feltro de bolinhas (no meu caso 5cm de diâmetro)
3-) A calda + a folhinha devem ser cortadas de acordo com o molde.
4-) Para encapar a forminha, faça um fuxico com o círculo amarelo e coloque a forminha dentro. Puxe bem para o círculo pegar o formato da forma. Arremate, dobre as beiradinhas pra dentro da forminha e cole com cola quente.
5-) Em volta da forma cole a sianinha com pequenos pingos de cola e na junção das duas partes da sianinha cole o botão de morango.
6-) Costure a calda no meio do círculo com listras, utilizando ponto palito.
7-) Costure os vidrilhos cor de rosa em volta de toda a calda
8-) Alinhave toda a volta do círculo de listras, como se fosse um fuxico e encha bem, até ficar bem fofinho.
9-) Para fazer o morango, pegue o círculo de bolinhas e dobre no meio duas vezes. Alinhave a ponta, sendo que três partes devem ficar juntas e uma sozinha, formando uma espécie de saquinho. Encha e arremate.
10-) Cole a folhinha no topo do moranguinho.
11-) Cole o moranguinho no topo do Cupcake
12-) Peça finalizada!

Moldes pegue aqui

Dica: Caso queira deixar o seu cupcake cheiroso, basta colocar sagu cheiroso dentro do cupcake, junto com enchimento. A receita do sagu cheiroso é essa:

  • 100 gramas de sagu
  • 4ml de essência de sabonete (aroma a escolha)
  • 4ml de álcool de cereais
  • 1ml de fixador

Misture tudo e deixe num pote tampado por 2 ou 3 dias, até secar. Aí é só usar um pouco das bolinhas na sua peça! Sempre junto com o enchimento. O sagu nunca vai substituir todo o enchimento!

Créditos da artesã:

Priscila Cunha – artemimos@gmail.com

Marca página feito com retalhos e bandeja de isopor com tutorial

Marca página patchwork

Idéia lindíssima de reciclagem e artesanato da Jud artes, faça em casa marcador de página reciclando bandejas de isopor e reutilizando retalhos de tecido.

Aprenda a fazer este lindo artesanato com o passo a passo:

Fazendo o marca página

Pegue a bandeja de isopor e corte um retângulo com estilete, medindo 16cm x 4,5cm e depois faça fissuras aleatórias, sem chegar ao fundo, de forma  rasa.

Agora colar com a cola branca os retalhos de tecido, empurrando as pontas para as fissuras feitas.

Colar um retalho atrás, na medida do retângulo

Fazer o acabamento com fita de tecido nos lados utilizando cola, ou fita colante

Capriche no acabamento dos lados , cortando a fita na medida certa para ficar bonito dos dois lados.

Referência: Jud Artes