Porque o design é transformador? Porque torna o motivo de sua inspiração um objeto útil e belo.
Você se imaginaria usando em sua casa um móvel com as formas de um cactus? Com certeza não se você apenas imaginasse um cactus cheio de espinhos. Mas o design observa esses espinhos e os transforma, criando peças de mobiliário encantadoras, cheias de nossa cultura e de nossa natureza.
|
Estou falando precisamente do trabalho incrível de Sérgio Matos que criou várias peças modernas, alegres e divertidas, apenas se inspirando em nossa natureza e nossa cultura. Uma delas o Banco Xique-Xique, que nasceu do cactus que lhe empresta o nome.
|
O banco todo construído em madeira de demolição além de tudo é sustentável. Esse é mais um dos trabalhos dele que foi selecionado para finais de prêmios de design no Brasil e esteve exposto em Milão em 2010.
Mas Sérgio usou a natureza em outros dos seus desenhos. O Banco Carambola, por exemplo, surgiu do formato dessa fruta tão brasileira. Todo produzido em algodão natural, se compromete com a questão ecológica. O móvel multi-uso, na imagem acima, pode ser um banquinho, uma mesa e até mesmo uma luminária. É o design valorizando as funções de um único objeto.
O que eu quero ressaltar aqui é a capacidade que um bom designer possui de olhar o mundo ao seu redor e encontrar forma e função nas coisas mais inesperadas, e dessa maneira trazer para o nosso dia-a-dia riqueza em objetos harmoniosos e úteis.
Por esse motivo peças assinadas possuem o valor da criação dentro de si. Uma peça com design é sempre um bom investimento.
Conheça mais ideias geniais de Sérgio Matos visitando o seu site: Sérgio J. Matos.
Fotos: Site de Sérgio Matos
Nenhum comentário:
Postar um comentário