sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Praia de Tabatinga na Paraíba, natureza exuberante


Siga a Vila no Facebook

Imagem panorâmica de parte da praia de Tabatinga/PB com vista para as falésias

Em tempos de férias a ida ao litoral é praticamente obrigatória. Assim vim dividir com vocês imagens e dicas da Praia de Tabatinga, aqui no litoral sul da Paraíba. Quem sabe, você que ainda não conhece essas maravilhas, se anime a vir nos visitar.

Tabatinga em tupi-guarani, significa casa branca e se refere à sua argila. A praia de Tabatinga está distante 30 Km de João Pessoa, a capital. Situada entre as praias de Carapibús e Coqueirinho, todas muito próximas, Tabatinga tem muitos encantos.

Praia de Tabatinga de uma ponta até a outra

A praia é formada por duas enseadas e deve ter no total pouco mais de 3 km de extensão. Cercada por recifes que surgem nas marés baixas, de lá que se tem a mais bela vista das falésias paraibanas. Do outro lado temos um maceió de água doce onde algumas pessoas se lambuzam da argila branca típica do lugar.


Vista das falésias de Tabatinga desde a Praia do mesmo nome


A Praia de Tabatinga é um lugar bem residencial, onde as casas são em sua maioria usadas pelos próprios moradores. Possui várias pousadas: Maria Bonita, Pousada das Conchas, Pousada Paraíba, Pousada dos Mundos, as mais conhecidas. Aqui também fica o ponto de apoio, estrutura praia, do resort Mussulo que atende apenas aos hóspedes. Fora isso tem um único restaurante, Tabatinga Arte Bar, que está no acesso à praia e um restaurante ótimo na avenida entre Carapibús e Tabatinga, o Tulipas. Então a dica pra quem vem passar o dia na areia é: trazer sua bebida e lanchinho para curtir o dia tranquilamente. Aviso: vendedores ambulantes aqui são raros.

Essa praia é um dos lugares mais procurados pelos pescadores, por conta das pedras e recifes próximos da areia. Quando a maré está para peixe, a praia fica tomada por eles. Aqui também temos uma nascente de água doce no pé das falésias.


Pescadores na praia de Tabatinga na Paraíba

As falésias de Tabatinga ficam a uma caminhada de 15 minutos e sua praia é muito calma, além do visual do paredão de argila que é incrível. Eu considero essa uma das mais lindas praias paraibanas, um lugar ideal pra quem gosta de ver gente bonita mas quer tranquilidade. Só por curiosidade: a praia de Coqueirinho inicia lá no final (foto abaixo), formando uma nova enseada à direita.


Falésias de Tabatinga, uma praia super tranquila


Como chegar

De João Pessoa através da PB 008 passando por Jacumã, Carapibus e seguindo até o acesso indicativo à esquerda. Existem passeios programados nos hotéis da capital para todo o litoral sul, mas se você prefere ficar por sua conta, a dica é alugar um carro ou contratar o dia de um taxista. As linhas de ônibus de João Pessoa pra cá não são regulares.

Quer ver mais fotos? Acesse nosso Flickr.

Gostou dessa dica? Clique abaixo em CURTIR.

Fotos: Cris Turek

Nenhum comentário:

Postar um comentário