segunda-feira, 27 de junho de 2011

Faça você mesma uma moldura para fotos personalizada

Moldura para fotos

Quem não gosta de deixar a casa mais bonita com uma decoração diferenciada? A dica de hoje é de autoria da nossa amiga e parceira Cris Turek, da vila do artesão, uma linda moldura para foto personalizada. Você também pode usar como um porta retrato de parede. Quem ainda não conhece a vila, faça uma visitinha. É um blog muito legal que tem a proposta de reunir pessoas interessadas em artesanato. Dê uma chegadinha lá, veja mais idéias legais e aproveite para bater um papo com a Cris. Vamos então ao passo a passo:

Material Necessário

  • Uma base em MDF de 16cm de largura por 20cm de altura. Pode ser outro tipo de chapa.
  • Selador para madeira
  • Tinta PVA nas cores desejadas
  • Um grampo prendedor de roupa
  • Verniz
  • Cola quente
  • Argola para pendurar quadro
  • Prego e martelo

Como fazer a sua moldura para fotos

Passe verniz na chapa

1) Depois de lixar as imperfeições da sua chapa de MDF, limpe-a bem e pincele com uma ou duas demãos de selador para madeira. Aguarde secar completamente.

Pinte a moldura com tinta pva

2) Pinte sua moldura com a tinta PVA na cor desejada. Eu escolhi o amarelo. Você vai precisar de 3 à 4 demãos dependendo da cor que escolher. Intercale as demãos com um tempo adequado de secagem.

Passe duas camadas de verniz

3) Aplique duas camadas de verniz. Eu optei por usar o verniz opaco em spray, porque dá um acabamento mais perfeito. Mas você pode usar o verniz normal, caso prefira, para ter uma moldura para fotos linda. Aguarde secar completamente.

Marque o centro

4) No verso da moldura, marque o centro para que ela não fique torta na parede.

Fixe a argola

5) Pregue a argola na posição marcada. Eu optei por usar um lacre de latinha, que funciona muito bem. Lembre que o prego deve ser menor que a altura da sua chapa.

Pinte o prendedor

6) Pinte o prendedor de roupa com a cor desejada. Dê duas demãos. A dica aqui é usar cores contrastantes que destaquem os detalhes do conjunto. Esse detalhe vai deixar a sua moldura para fotos ainda mais bonita.

Aplique cola quente

7) Aplique cola quente num dos lados do prendedor de roupa.

Fixe o prendedor

8) Fixe o prendedor no centro da moldura. Pressione bem para colar. Lembre que aqui também é preciso marcar o centro da moldura.

Está pronta a moldura

Pendure a moldura na parede e prenda a gravura no grampo.

Use a criatividade

Essa moldura para fotos é super dinâmica, você também pode usá-la como porta-retratos. Outra sugestão bacana é montar um conjunto com várias molduras. A dica é interessante porque é possível variar sempre as fotos ou imagens e fazer uma decoração alegre e divertida. Para ver mais idéias legais, visite agora mesmo a Vila do Artesão. Lá você vai encontrar um espaço muito legal para discutir suas idéias e ainda aprender muitas coisas novas.


Um comentário: