quarta-feira, 23 de março de 2011

Como fazer uma mandala com bonecas de pano


Mandala de bonecas de pano tradicionais ornamenta a parede da minha sala

Essa é daquelas dicas onde o artesanato e a arte popular são pensados para a decoração de ambientes. Vou mostrar para vocês como eu fiz uma mandala de bonecas de pano nordestinas, as bruxinhas, e como ela ficou perfeita na minha decoração, entre minhas peças artesanais.

Antes devo lembrar que eu adquiri as bonecas já prontinhas, de uma de nossas queridas amigas artesãs que fazem esse trabalho há muitos anos já. Essas bonequinhas tem um jeito especial de serem feitas e elas ficam muito charmosas na decoração. Aqui no Nordeste, muitas arquitetas incluem essas bonecas em suas ambientações, pois são pura cultura brasileira e ricas nos detalhes.

Antes que me perguntem, o contato de nossa artesã, Lindalva das Bonecas é exclusivamente pelo telefone (83)8824-6285. Façam suas encomendas.

 

Para essa mandala precisei de um suporte de madeira e bonecas de pano Você vai precisar de um suporte de madeira redondo e de bonecas de pano em três tamanhos. Eu usei uma boneca princesinha para o centro, 11 bonecas mini para o círculo interno e 22 bonecas médias para o círculo externo. Mas isso depende do tamanho do seu suporte e do tamanho das bonecas que você tem em mãos.
Encomendei para um marceneiro um suporte redondo de eucatex com 40 cm de diâmetro e 3cm de altura na lateral. Mandei fazer um suporte em madeira num marceneiro
A parte de dentro de estrutura para manter a mandala firme Vejam que ele fez uma estrutura bem resistente para que não deforme com o tempo.
Passe massa acrílica, a massa corrida, sobre a madeira para cobrir os defeitos. Passe uma boa camada e espere secar. Passe massa acrílica para cobrir os defeitos da madeira
Cubra os pregos também Passe a massa também sobre os preguinhos que houverem.

Depois de seco, lixe bem para alisar totalmente a superfície. Limpe todo o pó com um pano.

Depois de seco lixe bem
Agora é hora de pintar o suporte da mandala Agora é hora de pintar o suporte da mandala. Eu usei tinta para madeira com acabamento brilhante, mas isso é apenas uma questão de gosto. A única dica é usar cores claras para destacar as bonecas. Espere secar totalmente antes de continuar.
Escolha as bonecas que vai usar na mandala. Eu separei casais de tamanho médio para o círculo externo. Antes de colar, defina a posição de cada boneca, montando a mandala sobre uma mesa. Assim você tem como fazer todas as tentativas antes de começar a fixar as bonecas. Escolha as bonecas que vai usar na mandala
Passe cola quente no verso dos bonecos Com as posições dos bonecos definidas, comece a montar a sua mandala de fora para dentro. Passe cola quente nas costas de cada boneco.
Fixe as bonecas pressionando bem até a cola quente esfriar. Continue a colar as bonecas em toda a borda externa até completar todo o círculo. Fixe as bonecas na mandala
Passe para o círculo central e aplique a cola nas bonecas mini Agora passamos para o círculo interno com as bonecas mini. Passe a cola quente da mesma maneira.
Fixe as mini bonecas conforme a sua pré-programação. Monte o círculo interno até as bonecas se encontrarem. Fixe as mini bonecas conforme a sua programação
Para o centro da mandala eu escolhi uma princesinha Para o centro da mandala eu escolhi uma princesinha que tem uma base reta para poder ficar em pé. Ela é pequena mas é bem detalhada, uma graça para arrematar o projeto.
Passe cola quente por toda a base. Passe cola quente por toda a base
Fixe a princesinha bem no centro da mandala Fixe a princesinha bem no centro da mandala e dos círculos já prontos.

 

E aqui está a minha mandala de bonecas prontinha:

 

Mandala de bonecas pronta para decorar

 

Não ficou uma graça? Essa é uma das peças mais cobiçadas das lojas de artesanato aqui do Nordeste, e agora vocês já sabem como fazer.

Em breve teremos kits dessas bonequinhas à disposição em nosso Bazar da Vila, com os preços das artesãs, passem por lá e consultem. Essa sugestão também pode ser reproduzida usando outros tipos de bonecas de pano. Anotem a dica e mãos à obra. Quero ver quais serão as suas invenções.

Fotos:Cris Turek

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário