quinta-feira, 3 de março de 2011

Como reciclar embalagens metalizadas e fazer artesanato


Mesa arrumada com porta-copos feitos de embalagens metalizadas

 

Volta e meia alguém me pergunta: “Cris, como posso reciclar embalagens metalizadas de café?” Então, vocês que estão guardando aquelas embalagens metalizadas de café  à vácuo para algum artesanato, agora vão ter uma forma de reaproveitá-las dando bastante utilidade.

E não só as embalagens de café, mas também aquelas embalagens de salgadinho podem ser aproveitadas para esse passo a passo em que vamos transforma-las em porta-copos.

Primeiro vocês precisam ter muitas destas embalagens já guardadas. Vamos considerar para cálculo uma embalagem de 500 gramas de café, com ela conseguimos até três bases para os elos que vamos fazer. Quer entender melhor?

Corte a base lacrada da embalagem e o topo Usando um estilete bem afiado corte a base lacrada e o topo lacrado da embalagem metalizada. Use uma lâmina de vidro para fazer os cortes.
Vire a embalagem e corte a outra tira lacrada na vertical. Abra, limpe bem do pó de café, lavando e enxaguando. Se você cortar as partes lacradas bem rentes, uma embalagem de café renderá três bases. Abra a embalagem e corte a outra tira lacrada
Corte as bases na embalagem aberta Com a embalagem aberta corte bases de 18cmx8 cm. Corte na posição que render mais bases nessa medida. Não se preocupe com os vincos que a embalagem possui. Eles não vão aparecer no final.
Depois de cortar a base de 18x8cm, dobre-a ao meio no sentido do comprimento e faça um vinco na base com os dedos ou usando uma régua. Será a linha de trabalho. Desdobre. Depois de cortar a base, dobre-a ao meio no sentido do comprimento
Dobre as bordas para o centro Dobre as bordas externas voltando para a linha demarcada, como na imagem. Marque novamente as dobras.
Junte as bordas externas mais uma vez, formando uma tira estreita. Reforce a dobra de novo. Junte as bordas externas mais uma vez, formando uma tira estreita
Dobre a tira estreita ao meio para marcar Dobre a tira estreita ao meio para marcar o centro e desdobre.
Dobre as pontas da tira até a marca feita. Dobre as pontas da tira até a marca feita
Aqui temos um elo pronto, faça 15 deles para um porta-copos Aqui temos um elo pronto. Ele será a base do nosso trabalho.

 

Para fazer uma peça de porta-copos são necessários 15 desses elos. Prepare-os todos antecipadamente antes de continuar. Vamos usar esses elos para formar “correntes”. Com elas montaremos o porta-copos.

E como fazemos a “corrente”?

 

Comece encaixando um elo no outro. Observe que as partes soltas do elo estão para dentro. Vamos fazer uma das correntes encaixando dois elos
Empurre o elo 2 para baixo Empurre o elo 2 para baixo, encaixando as tiras umas dentro das outras.
Empurre o elo até o final, como na imagem. Empurre o elo até o final
Deslize o elo 2 no sentido inverso de onde está Deslize o elo 2 no sentido inverso de onde está. Como você pode observar, a parte fechada do elo 2 vai vedar as partes soltas do elo 1. Essa é a forma correta de encaixar os elos uns nos outros.
Encaixe o terceiro elo na parte aberta do elo 2, como na imagem. Os elos deverão encaixar suas tiras umas nas outras, do mesmo modo que no início. Encaixe o terceiro elo na parte aberta do elo 2
Empurre o elo 3 até o final Empurre o elo 3 até o final.

Complete o encaixe do elo 3. Ao mesmo tempo em que você vai encaixando um elo no outro, a corrente vai ficando firme, por isso não é necessário usar cola.

Continue a encaixar até ter 5 elos em sua corrente.

Complete o encaixe do elo3
Faça três tiras de 5 elos Faça três tiras de 5 elos. É o que é necessário para um porta-copos.
Use cola quente para unir as correntes. Passe cola na partes de contato entre uma corrente e outra. Use cola quente para unir as correntes
Pressione bem as emendas até a cola esfriar Pressione bem as emendas até a cola esfriar.
Aqui está um porta-copos prontinho para usar. Aqui está um porta-copos prontinho

 

Eu fiz esse passo a passo usando o lado interno da embalagem de café, mas as opções são muitas. Você pode usar também o lado externo que é colorido, pode mesclar um com outro e ainda pode usar embalagens de produtos diferentes, montando um mosaico totalmente colorido.

 

Muitos modelos são possíveis com embalagens metalizadas

 

A partir dessa linha de trabalho vocês podem fazer também porta-panelas, é só fazer correntes com mais elos. Nesse caso optem por usar o lado metalizado para fora, pois o contato com a base quente da panela pode descolar a tinta e estragar sua panela.

 

Porta-copos de embalagem metalizada, um resultado interessante para a mesa Detalhes dos porta-copos em modelos diferentes

 

Espero que tenham gostado dessa dica e aproveitem bastante. O porta-copos é bem resistente e funcional. Experimentem.

Vai um suco de maracujá aí?

Fotos: Cris Turek

Nenhum comentário:

Postar um comentário