terça-feira, 5 de abril de 2011

Como fazer pintura stencil no piso


Piso com pintura em técnica de stencil

Um dos assuntos que fizeram muito sucesso aqui na Vila, foi a pintura de pisos de madeira. Faltava mostrar como se faz para aplicar desenhos sobre os pisos, e hoje vamos aprender junto com nossos gurus do Design Sponge, como fazer isso através da técnica de artesanato do stencil. 

Stencil é a técnica que utiliza máscaras para fazer pinturas. Podem ser aplicadas em muitas superfícies e a dica da pintura no piso é uma das mais interessantes.

Para aplicarmos essa técnica sobre o piso primeiro precisamos escolher o desenho. Nesse projeto o desenho será repetido e transformado num padrão sequencial. Para isso o desenho escolhido foi ampliado até chegar no tamanho desejado.

 

Copie o desenho para uma folha de acetato transparente Posicione sobre o desenho já no tamanho desejado, uma folha fina de acetato transparente. Com uma caneta de projetor, trace as linhas do padrão que vai ser pintado no piso.
Com uma faca estilete e um suporte firme para apoiar o acetato, recorte as partes do desenho que ficarão vazadas pra passar a tinta. Esse molde vazado é que chamamos de stencil. Use uma faca estilete e recorte os desenhos
Passe cola permanente no verso Definido o lado que ficará para cima, passe cola permanente no verso. A cola permanente vem em pequenos potes. Você aplica com uma espátula e retira o excesso. Depois aguarde secar um pouco para obter o ponto de aderência da cola. Essa cola faz com que o acetato se torne adesivo, sem deixar que resquícios dela fiquem sobre o piso.
Cuidadosamente pinte sobre os recortes usando um pequeno rolinho levemente umidecido de tinta. Depois, se for o caso do seu desenho, gire o stencil, encaixe no desenho anterior e repita o processo sucessivamente até completar o espaço do seu piso. Cuidadosamente pinte sobre os recortes

 

Depois é só aguardar a secagem.

Essa técnica, da forma como está explicada nesse passo-a-passo, pode ser aplicada em tetos, paredes, móveis, tecido e por aí afora. Um modo muito interessante de transformar um ambiente.

Outra dica: o stencil pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície. Se o seu piso for cimentício, por exemplo, vai aceitar muito bem essa técnica. Basta usar a tinta apropriada.

Se você quer ver outras sugestões de pisos pintados, clique e leia esse artigo Piso de Madeira, fugindo da tonalidade tradicional.

Fonte: Design Sponge

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário