segunda-feira, 11 de abril de 2011

A crítica na arte de Joferraz


Obra O Eldorado, de Joferraz, em técnica de assembalge

A coluna O Artista é Você está apresentando hoje o sutil trabalho de denúncia na arte de Joferraz, uma mulher polivalente que atua em diversas áreas e ainda encontra uma maneira de usar sua forma de expressão artística pra tatar de assuntos tão complexos como os sócio-econômicos brasileiros.

Joferraz, artista plástica e locutora comercial por paixão Joferraz tem por profissões a locução comercial e a arte, atividades que ama imensamente. A escultura em pedra sabão fazia parte dessas atividades, mas que ela tristemente se obrigou a abandonar em função de sua voz. A partir daí enveredou por temas voltados à crítica social, usando as técnicas do assemblage, uma forma de colagem onde os materiais utilizados se envolvem completamente no contexto da obra.

 

Joferraz nos fala um pouco de si:

Sou locutora comercial, sócia fundadora do Clube da Voz. Mas também sou atriz, dubladora, radialista e artista visual. Iniciei a carreira profissional em meados de 1967/68 e nunca mais deixei de exercer minha profissão. Mas o exercício da profissão não me bastava, minha criatividade pedia mais, muito mais! Então, paralelamente me dediquei a outras atividades artísticas.

Desenhar, eu desenhei quase que a vida inteira. Quando fiz esculturas em pedra sabão, o pó acabou causando transtornos respiratórios e abandonei esse trabalho maravilhoso para preservar minha voz. Então, senti que precisava de algo mais forte, novo e único. Algo que fosse além do traço e da cor.


Tempos Imperiais, uma obra de Joferraz que critica a colonização as terras brasileiras

Assim iniciei uma série de totens e bastões, e paralelamente criei vários trabalhos em assemblages, com a introdução de elementos, que fixados aos meus trabalhos formaram a imagem do meu pensamento e da minha denúncia. A série Terra Brasilis é uma forte crítica à formação e desenvolvimento sócio-econômico em nosso país, desde seu descobrimento.

 

São as obras da série Terra Brasilis que vemos nesse artigo, exemplos dessa arte contemporânea conceitual. Desfrutem e entrem em contato com a artista através do email joferrazartesvisuais@gmail.com e visitem sua página Caçam(b)arte

Tesouro Nativo, mais uma obra da série Terra Brasilis de Joferraz

 

Se você faz um trabalho artístico leia aqui como participar da coluna O Artista é Você.

Fotos cedidas pela artista

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário