segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que é Tie Dye e como aplicar em suas peças


Camiseta tingida com a técnica do tie dye usando amarração em círculos

O Tie Dye está presente no eterno vai e vem da moda e parece estar mais uma vez às nossas voltas. Vamos entender um pouco do que é essa técnica e como podemos aplicar em nossas peças artesanais.

Pra começar Tie Dye é um termo que vem do inglês e literalmente significa Amarrar e Tingir.

Levantando uma ponta do tecido para criar um padrão em Tie Dye


Tie Dye é uma técnica de tingimento que consiste em bloquear o acesso das tintas à determinadas partes do tecido, criando inúmeros padrões diferentes de desenhos apenas alterando a forma de amarrar , amassar ou envolver o tecido.


O que acontece é que as partes onde o tecido recebe amarrações não é tingida.

Prendendo o tecido com elástico para formar um desenho



Tecido tingido com amarrações de Tie Dye


Depois de mergulhar na tinta e retirar as amarrações, surgem os desenhos, que podem ser programados até certo ponto, mas sempre se tornam uma grande surpresa no final do projeto.


Historicamente, é muito vaga a certeza de onde tenha vindo essa técnica, mas se conhecem registros no Japão a partir do ano 552 e na China a partir do ano 618. Na Indonésia, grupos de trabalhadores têxteis foram mencionados a partir do século X como produtores de tecidos tingidos. Mais recentemente o tie dye chegou ao ocidente e difundiu-se através da cultura hippie. Agora é esse tal de vai e vem da moda, encontrando aplicações modernas para essa antiga técnica.

O que usar?

O materiais usados são tinta aquarela para tingir o tecido e cordões, barbantes ou elásticos para as amarrações, além de grampos, bolas, clipes e o que mais sua criatividade sugerir.

Quais as aplicações?

Todas que você desejar e que usem como base os tecidos. Assim é muito comum vermos roupas de todo tipo e acessórios como bolsas, chapéus e enfeites de cabelo. Para a sua casa são almofadas, cortinas, toalhas e mais uma centena de peças que estão presentes no seu dia-a-dia.

Dicas úteis

A grande dica é sempre que possível tingir um tecido em metro para depois transformá-lo no que deseja. Assim você consegue ter um controle a mais sobre o posicionamento dos desenhos.

Outra coisa importante é considerar a cor base do tecido. Se você usar um tecido amarelo e colocar sobre ele tinta azul, o resultado serão manchas em tons de verde. Preste atenção nisso e se desejar detalhes em branco use um tecido totalmente branco para seu projeto.

Alguns tecidos possuem uma goma e outros produtos típicos da tecelagem. Para que não interfiram no resultado do seu trabalho, sempre lave o tecido antes de fazer o seu tingimento.

Quer aprender mais? Veja nossa vídeo aula sobre Tie Dye usando elásticos.

Fotos: Marcelo Pereto

Nenhum comentário:

Postar um comentário