quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os grandes santos de João Batista Amaral


Compre produtos artesanais selecionados

Escultura em argila do Sagrado Coração de Jesus, de Amaral

Realmente são incríveis as habilidades que encontramos em artistas e artesãos por esse país afora. Hoje, vamos ver um trabalho único, diferente e incomum: as esculturas de santos de João Batista Amaral ou apenas Amaral, como é conhecido.

Imagem de 3 metros do Sagrado Coração de Jesus Amaral é escultor de santos, mas não apenas nos formatos tradicionais que estamos acostumados a encontrar. Amaral esculpe santos imensos, de mais de 3 metros de altura, e também faz andores entalhados, aqueles suportes onde as imagens são transportadas durante as procissões. É um talento interessante e incomum. Não é todo dia que a gente encontra alguém que trabalhe imagens específicamente para situações como templos, igrejas e praças, em dimensões e usos que saem do cotidiano.


Amaral é natural de Morros, cidade próxima de São Luis no Maranhão, um paraíso procurado por turistas amantes da natureza e também por ser o principal acesso terrestre aos Lençóis Maranhenses. Aprendeu a entalhar com o mestre Francisco Barbosa, o Chico Santeiro quando era ainda um garoto de 16 anos, e desde então tem em suas mãos todas as histórias dos santos. Trabalha com inúmeros materiais, desde o Cedro até o gesso e a resina. Amaral trabalhando na escultura em madeira de um Jesus Cristo crucificado


Santos esculpidos em marfim em tamanhos tradicionais, de Amaral Depois de 24 anos esculpindo santos, desenvolveu técnicas próprias de restauração de imagens e envelhecimento de materiais. Hoje centenas dos seus trabalhos estão espalhados por todos os cantos do país. O trabalho de Amaral é realmente especial, atendendo solicitações bem particulares além de pedidos tradicionais.


Se você é uma dessas pessoas que deseja uma escultura para uma situação especial, entre em contato com Amaral através de seu email rakel-el@hotmail.com ou pelos telefones (98) 9907-2540 / 8744-5153. Para conhecer outros trabalhos de Amaral acesse sua página na internet Arts Amaral.

Fotos: Raquel Amaral

Um comentário: